quinta-feira, 20 de agosto de 2009

LUTEMOS CONTRA A GANÂNCIA


Pessoal,

assunto importante para o estado do Mundo atualmente. A Ganância. A ambição descontrolada.

O que esse assunto tem a ver com o/as adolescentes e jovens???

TUDOOOOO

Sabem por quê?

Porque no estado atual todos nós estamos nos perdendo nas compras, na aquisição, na busca pelo material, tentando satisfazer os desejos mais profundos do coração.

Será que esses desejos não são faltas que sentimos? Falta de carinho, afeto, amigos, família unida? E será que comprando, pedindo nossos pais para comprar, comprar, comprar essas faltas serão correspondidas?


Pensando no tema da ambição da ganância vemos no diciónário Aurélio diferenças nítidas no significado dessas palavras.

Ambição - S. f.: 1. Desejo veemente de alcançar aquilo que valoriza os bens materiais ou o amor-próprio (poder, glória, riqueza, posição social, etc.). 2. Desejo ardente de alcançar um objetivo de ordem superior; aspiração, anelo. 3. Aspiração relativamente ao futuro. 4. Desejo intenso.


Ganância - S. f.: 1. Ambição de ganho. 2. Ganho ilícito; usura. 3. P. ext. Ambição desmedida.


a aspiração de uma vida melhor, a busca do bem-estar, o desejo de progredir nada têm de mau. A Doutrina Espírita, por exemplo, considera-o normal, algo inerente ao ser humano e que acarreta, por conseqüência, o progresso material da sociedade.

A ambição é, na opinião de vários economistas, o motor que move a sociedade capitalista e, nesse sentido, nenhum reparo se pode fazer a ela, lembrando apenas que o homem não é, em verdade, proprietário de nada, mas tão-somente usufrutuário de bens que um dia terá de restituir, quando do seu retorno à verdadeira vida, ocasião em que carregará consigo apenas o conhecimento adquirido, as virtudes conquistadas e nada mais.

Diferente dela é a ganância, cuja melhor definição, à vista da lição contida no Aurélio, é mesmo ambição desmedida, ou seja, ambição sem limite, ambição que não hesita em usar todo e qualquer meio para se obter uma vantagem.

Quando nós pararmos para pensar e compreendermos o real significado da vida e o objetivo real de nossa passagem pela experiência corpórea, é evidente que essas atitudes não mais existirão.

Por isso, pare agora para pensar no que você quer para sua vida. Quer uma vida de ganância? De desassossego? De desespero?


ESPERAMOS QUE NÃOOOOOOOOOOOO

FUJA DISSO.

Beijos e boa semana de paz, de compras moderadas, de pensar antes de agir!!!

Nenhum comentário: