
Muitas vezes, influenciados pela incredulidade acerca dos ensinamentos, duvidamos do poder que temos e que exercemos a todo momento através do pensamento! A doutrina espírita nos convida à uma reflexão sobre a importância do que pensamos e de como exteriorizamos tais pensamentos...! Hábito corriqueiro nosso, camuflamos o que sentimos e vibramos através de atos que visam somente nos mostrar ao próximo. Mas sabemos que do nosso pensamento não há como fugirmos ou aparentar.
Do mesmo modo lidamos com a prece. A oração sempre nos foi apresentada como ato de adoração e de comunicação com Deus. Pensamento este corretíssimo! Não podemos contudo, fundar nossas preces somente em uma ocupação ou apenas um rito costumeiro! Devemos entender o real objetivo de comunicar e aproximar de Deus.
No Livro dos Espíritos, resposta à pergunta número 659, os espíritos assim respondem à Allan Kardec:
“A prece é um ato de adoração. Fazer preces a Deus é pensar nele, aproximar-se dele, pôr-se em comunicação com ele. Pela prece três coisas podemos fazer: Louvar, pedir e agradecer”.
É quase automático ao ler feliz a resposta dos espíritos, nos questionarmos sobre nossas preces... Será que Louvamos... Pedimos... E agradecemos?!
Ainda no Livro dos Espíritos, na resposta da questão nº. 660-a, os espíritos nos tocam em um ponto muito comum nas nossas vidas..:
“O essencial não é orar muito, mais orar bem. Essas pessoas julgam que todo o mérito está no cumprimento da prece, e fecham os olhos para seus próprios defeitos. A prece é para elas uma ocupação, um emprego de tempo, mas não um estudo de si mesmas. Não é o remédio que é ineficaz, neste caso, mas a maneira de aplicá-lo”.
Os espíritos afirmam de forma categórica a real distinção entre a quantidade e a qualidade das orações que fazemos. Não adianta se colocar no papel de vítima afirmando que suas preces não são atendidas, ou que você está esquecido no mundo! Precisamos nos encarar através da reforma íntima, e usar da prece, mais um instrumento para alçarmos vôos maiores, pedindo amparo para modificar as imperfeições, louvando a Deus e agradecendo pelo dom da vida, e pela oportunidade da mudança e pela misericórdia divina que nos ampara!
Viram? a amiga Carolina Moreira do Centro Espírita de Pedro Leopoldo nos escreveu essas lindas páginas para pensarmos bem. Será que dói? Mal não pode fazer algo que nos ilumina, certo? Então pensem bem. Bastam palavras sinceras e vindas do coração. Não existe prece melhor, mais bem feita, existe prece vinda do coração, prece que é apenas uma conversa com Jesus e com os nossos mentores espirituais.
Boa semana