
BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO,PÁTRIA DO EVANGELHO
Com tanta violência e corrupção em nosso país, os Benfeitores acreditam que o Brasil seja o "Coração do mundo e Pátria do Evangelho?"
R- "Essa pergunta tem sido assunto em muitos diálogos com os companheiros de nossa casa. O nosso Emmanuel é de opinião que dentro do mundo turbulento, com a incompreensão comandando tantos corações, tantos milhões de pessoas, não pode ser motivo de dúvida para nós que o Brasil é o coração do mundo."
"A violência que existe no Brasil é a que existe no mundo, mas como povo nós temos sabido honrar a destinação a que fomos chamados. Como povos temos sofrido reviravoltas enormes, inconformações, dilapidações, faltas graves daqueles que foram chamados a dirigir nossos destinos. Mas as nossas mãos não se sujaram com sangue fraterno. Quantos povos, por muito menos, acharam na rebelião e na indisciplina a porta falsa a que eles se atiraram para encontrarem dificuldades muito maiores."
"Somos, sim, uma grandeza da Terra em que nós renascemos. Somos filhos do coração do mundo. E o Senhor nos fortalecerá para sermos filhos também da Pátria do Evangelho, quando soar a hora em que formos chamados para a grande renovação."
(O Triângulo Espírita - abril/maio 1993)
Há uma ênfase em muitas de suas obras sobre o papel do Brasil como centro espiritual do universo. Não seria um pouco de patriotada?
R- "Muita gente pensa que isso é verde amarelismo. Entretanto, os brasileiros conscientes, e que já desfrutam de bastante maturidade espiritual, se reconhecem num país extremamente inclinado à prática do bem. E a prova disto é que o Brasil, em seus eventos mais importantes como nacionalidade, sempre agiu como terra de criaturas cristianizadas e de profunda humanidade no relacionamento das criaturas umas com as outras. Não quero dizer que o Brasil seja um país privilegiado diante de Deus, mas que os brasileiros compõem uma comunidade extraordinariamente dedicada ao espírito que Nosso Senhor Jesus Cristo nos legou."
(Jornal Espírita – janeiro de 1976)