quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Estudo da Semana: ALMA


Quando pensamos na definição de Alma, temos o esclarecimento do Livro dos Espíritos, na seguinte questão,de forma, clara, simples e verdadeira.

“134. Que é a alma?

“Um Espírito encarnado.” (...)

(...) b) — Que seria o nosso corpo se não tivesse alma?

“Simples massa de carne sem inteligência, tudo a que quiserdes, exceto um homem.”
Admira-se nestes textos a limpidez da Doutrina Espírita a respeito do que seja a alma
do homem.

A alma humana é um Espírito encarnado.

É incrível que em definição tão simples possa encerrar-se tão grande verdade! Com
efeito, a ela se aplica tudo o que as próprios Espíritos ensinaram a respeito do Espírito. Pelos textos pode concluir-se que a sua essência é puramente espiritual, pois até o perispírito, segundo os mesmos textos, é simples invólucro semi-material que a acompanha nas suas diversas encarnações neste mundo, mas que ela despirá, também, um dia quando, por ter-se mais altamente graduado, puder encarnar em um mundo mais evoluído, trocando-o por outro menos denso, formado com os fluidos ambientes desse mundo melhor. Encarnando e reencarnando num mundo material e em sucessivos mundos cada vez menos materiais e mais elevados, tem a alma por objetivo supremo a seu progresso espiritual até atingir total libertação da matéria e da necessidade da encarnação.

É, pois, a alma humana um ser real, individual, independente e autônomo, de natureza
puramente espiritual e que tem por destino grandioso progredir sempre, alteando-se cada vez mais em conhecimentos e virtudes, realizando-o através de múltiplas existências corporais, nas quais se depura e se eleva gradualmente até que, por fim, se liberta totalmente da necessidade de encarnar, por ter-se tornado Espírito puro, atingindo o topo da Escala Espírita, passando a fruir uma felicidade incomparável e inimaginável pelo homem terreno.

Com Allan Kardec, pois, e a Nova Era do Espírito que ele iniciou — abriram-se perspectivas novas para o Espírito humano. Com a sua conceituação da alma, tornou-se a Doutrina Espírita a doutrina da esperança, descerrou aos olhos dos homens um futuro verdadeiramente feliz e promissor. Ela é bem o Consolador que Jesus prometeu à Humanidade! (...)

FONTE: http://www.cura.metafisica.nom.br/esde/prog2/pIIunid2sub3.pdf



BOA SEMANAAAAAAAAA

Nenhum comentário: